Ana Matsusaki fala sobre as ilustrações de "Quatro galinhas em alto-mar"

Papeando -

Ana Matsusaki fala sobre as ilustrações de "Quatro galinhas em alto-mar"

Conversamos com a Ana Matsusaki, ilustradora de Quatro galinhas em alto-mar, sobre o processo de ilustrar o livro. Acompanhe com a gente! :)

 

Ana, quais foram suas referências e inspirações para ilustrar o livro?

Durante o processo de criação do livro, lá pra 2019, quando a única máscara que a gente usava era de Carnaval, eu tive a sorte de visitar a casa da minha vó no sul do Maranhão. Fazia mais de 20 anos que eu não pisava lá e eu nunca tinha me dado conta que minha vó Dália morava bem na região do Cerrado. Voltar pra lá depois de adulta teve um sabor totalmente novo, eu via tudo como se fosse a primeira vez: a paisagem amarelada, as casinhas e os galhos retorcidos. Pra completar, minha avó tinha um galinheiro, ou seja, os personagens e o cenários já estavam prontinhos! 

 

 

 


Fotos que a Ana tirou em sua viagem ao Maranhão 

 

Como foi o processo de ilustração? Qual técnica você usou? 

Meu trabalho é uma mistura de técnicas manuais e digitais (spoiler: até o fim do ano vai sair um curso meu contando tudinho ;) ). Eu uso várias técnicas manuais como lápis, tintas e carimbos, gosto muito de deixar o desenho com a sensação de que foi feito à mão. Depois junto tudo no computador. Aliás, vocês conseguem adivinhar do que são feitas as manchas da vaquinha na página 12?

 
Quem adivinha?

As ilustrações tem uma paleta de cores bem definida. Como foi essa definição?

De cara eu sabia que o amarelo seria uma cor dominante para trazer a ideia da paisagem do Cerrado. A escolha das outras cores girou em torno dessa primeira decisão. Tem também uma brincadeira muito sutil no livro, toda vez que as galinhas desistem de ir à festa a paleta também fica mais borocoxô, mais acinzentada.

 

Percebemos que em uma das ilustrações temos um jacaré (com cara de comilão!), uma girafa astronauta, um porquinho na sua 'casinha' de trabalho... Nos conte mais sobre esse jogo com os demais livros da coleção. ;)

Esse livro faz parte de uma série divertidíssima escrita pelo Caio Riter que já tem “Três porquinhos na floresta”, “Cinco girafas no espaço” e “Sete patinhos na lagoa”. Além dos personagens serem muito carismáticos, os outros livros foram desenhados por ilustradores que admiro demais, Lúcia Brandão, Iratxe Lópes de Munáin e Laurent Cardon. Achei que seria uma ótima ideia fazer uma homenagem a esses títulos, imagino que será um feliz reencontro para os leitores dos livros anteriores com seus personagens favoritos.

 

Como foi para você ilustrar esse livro, considerando que ele é parte de uma coleção que começou há alguns anos e que você mesma desenvolveu o projeto gráfico, quando trabalhou na Biruta?

A boa filha a casa torna, hehe. Fiquei muito feliz com esse convite, ainda mais tendo a oportunidade de trabalhar com um texto tão divertido e bem escrito. Tenho um carinho imenso pela época em que trabalhei na Editora Biruta como designer, voltar a trabalhar com vocês como ilustradora foi sem dúvidas um presente.

 


Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

Voltar ao topo