Níveis de leitura

A formação do leitor literário é uma tarefa mais complexa do que pode parecer. O primeiro passo é certamente aproximar o livro e o leitor. Professores e pais, por vezes frente a tanta oferta tendem a perguntar: para que idade serve esse livro? Ou: para que ano de escolaridade é mais adequado? Essas questões revelam que, por um lado, não se consideram as características próprias de um bom livro: a qualidade literária, o projeto gráfico, as ilustrações e, por outro, se ignoram as características do leitor enquanto pessoa que tem interesses próprios. Assim, corre-se o risco de que a desejada aproximação entre o leitor e o objeto livro não aconteça. O ideal seria que, frente à oferta diversificada, o leitor pudesse escolher e experimentar o resultado dessa escolha, aprendendo a selecionar o que tem maior qualidade e lhe agrade. Entretanto, há um elemento que poderá orientar os adultos a selecionar livros infantis e juvenis com maior adequação, além da qualidade do livro e do interesse do leitor: a fluência na leitura. Se apresentarmos um texto complexo para leitores com desempenho incipiente em leitura, o grau de dificuldade será um obstáculo à formação desse leitor. Ao contrário, se oferecermos um texto muito simples para um leitor com vocabulário mais rico e experiência em leitura de enredos mais complexos, dificilmente haverá interesse na leitura. É possível estabelecer uma relação geral entre características do texto e o desempenho em leitura que facilite a seleção de livros, e que não necessariamente tenha a ver com a idade ou série de escolaridade.

 


A leitura é uma atividade que pode ser incentivada desde a tenra idade, antes mesmo que a criança seja alfabetizada, por meio da leitura compartilhada. A partir do processo de alfabetização, a criança passa a desenvolver sua capacidade de leitura independente, e pode, cada uma a seu tempo, ter contato com textos de diferentes complexidades.



Livros com histórias que possam ser contadas e compartilhadas com as crianças. Textos curtos e ilustrações coloridas e atraentes, que façam com que os ouvintes possam mergulhar no universo da leitura.

>> Explore os livros dessa categoria



Livros de imagens ou com frases curtas, poemas curtos de fácil interpretação. Ilustrações atraentes, poucos personagens, enredo simples e contexto de fácil identificação. Para leitores que estão começando a ler de maneira independente ou que estão sendo alfabetizados.

>> Explore os livros dessa categoria

 


Texto um pouco mais longo, mais de um personagem, enredo mais complexo, estilo simples e envolvente, ilustrações em cores ou preto e branco.

>> Explore os livros dessa categoria

 


Textos de vários tamanhos, enredo mais complexo, mais informação, diversos personagens, vocabulário que enriqueça a experiência cultural do leitor.

>> Explore os livros dessa categoria



Textos com trama mais complexa que impliquem interpretações mais elaboradas. Maior quantidade de informações, vocabulário mais rico, temas de interesse dos jovens.

>> Explore os livros dessa categoria

Voltar ao topo