"A Educação Infantil e a pandemia" é uma coleção de oito e-books voltada às professoras e professores, gestores e outras pessoas atuantes e interessadas na área de Educação Infantil.
Com organização de Zilma Ramos de Oliveira (também organizadora do livro "O trabalho do professor na Educação Infantil"), cada título da coleção foi escrito por uma especialista da área. Embora componham uma coleção, os textos podem ser lidos individualmente.
"O objetivo desta coleção é oferecer aos professores elementos para reflexão e apropriação desse paradigma educacional e possibilitar a assimilação de seus sentimentos em relação a este momento social, com o intuito de que atuem como parceiros das famílias e garantam o vínculo com as crianças. Os textos se propõem a aprofundar como crianças tão pequenas percebem e reagem a situações críticas, refletir sobre as decisões do professor ou professora na efetivação de ações na pandemia, pensar como o cuidado é uma parte integrante da base da Educação Infantil, junto com as interações e a brincadeira, e como as atividades de cuidado oferecem oportunidades para significativas aprendizagens. Reafirmam o papel da literatura para os pequenos, de jogos que envolvam as crianças na descoberta do mundo, de experiências com linguagens artísticas e de se ter um ambiente especialmente pensado para acolher crianças e famílias no retorno à unidade."
Conheça os títulos
Quando o retorno é um novo começo
Por Zilma Ramos de Oliveira
A crise sanitária global que abalou todos os setores das sociedades, dentre eles o setor escolar, deixou educandos, professores e gestores desorientados e ansiosos.
Com a suspensão das atividades educacionais, obrigando bebês e crianças pequenas a ficarem em casa com os familiares por tempo indeterminado, os professores e coordenadores tiveram que pensar formas de apresentar propostas para a continuidade do trabalho pedagógico.
O que é essencial que se mantenha nessa situação? O que pode ser feito para apoiar as famílias e as crianças afastadas na unidade educacional de Educação Infantil? E quando voltarmos à convivência escolar, como e com que olhar voltaremos?
Sobre a autora ::
Zilma Ramos de Oliveira é livre-docente em Psicologia do Desenvolvimento pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, doutora em Psicologia Experimental pelo Instituto de Psicologia, também pela USP, e mestre em Psicologia da Educação pela PUC-SP. É pesquisadora do Instituto Superior de Educação Vera Cruz e assessora junto ao MEC na elaboração da Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil (BNCCEI).
É autora e organizadora do livro "O trabalho do professor na Educação Infantil", Editora Biruta.
Informações ::
R$ 14,90 ||
Páginas: 32 ||
Formato: e-pub ||
ISBN: 978-65-5651-007-1 ||
Ano de publicação: 2020 [1ª edição] ||
Editora Biruta
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E as crianças brincam!
Por Maria Teresa Venceslau de Carvalho
"E as crianças brincam!" se propõe a “pensar sobre o lugar da Educação Infantil como um espaço de experiências de convivência coletiva no qual a especificidade da criança pequena deve ser preservada e estimulada. E, mais do que tudo, como o lugar de brincar”.
O brincar, além de um direito de aprendizagem, também possibilita que as crianças se expressem, experimentem, participem, convivam e estabeleçam vínculos. Brincar possibilita a construção de sua identidade, sua constituição enquanto sujeito.
Como se comportaram os bebês e as crianças pequenas durante a quarentena em função da pandemia de Covid-19? O texto traz reflexões que destacam que a importância da brincadeira e das interações continua central no desenvolvimento infantil.
Sobre a autora ::
Maria Teresa Venceslau de Carvalho é psicóloga, psicanalista, mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2001). Trabalhou em creches e outras instituições de Educação Infantil em diferentes funções: diretora, coordenadora pedagógica e psicóloga. Atualmente, além de atendimento em clínica particular, trabalha com formação de professores e gestores de Educação Infantil. É professora do curso de especialização em Educação Infantil do Instituto Superior de Educação Vera Cruz e formadora/consultora do Instituto Avisa lá.
Coautora do livro Interações: ser professor de bebês, cuidar, educar e brincar, uma única ação, da Editora Blucher, 2012.
Membro da diretoria da ABEBE – Associação Brasileira de Estudos sobre o Bebê, gestão de 2015-2018.
Informações ::
R$ 14,90 ||
Páginas: 40 ||
Formato: e-pub ||
ISBN: 978-65-5651-008-8 ||
Ano de publicação: 2020 [1ª edição] ||
Editora Biruta
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Escola, famílias e crianças: continuidade e regularidade
Por Ieda Abbud
Escola, famílias e crianças: continuidade e regularidade apresenta a experiência da autora como Coordenadora Pedagógica dos grupos de crianças pequenas em uma escola de São Paulo, e propõe uma reflexão sobre a importância da continuidade e regularidade na experiência escolar da criança considerando a interrupção das atividades presenciais que foram impostas pela pandemia de Covid-19. Como manter contato com as famílias e crianças à distância? De que forma garantir a responsabilidade profissional de manter os laços com as crianças e servir de referência para as famílias? A autora expõe uma série de estratégias pensadas e executadas para que isso fosse possível. O trabalho em parceria com as famílias e crianças possibilitou a obtenção de dados importantes para avaliação e reflexão sobre essas propostas e estratégias.
Sobre a autora ::
Ieda Abbud é graduada em Psicologia e mestre em Educação pela PUC-SP. Foi professora de Educação Infantil e diretora de Centro de Educação Infantil (CEI) na PMSP. Participou do programa de ADI-Magistério de SME-SP e integrou a equipe de assessoria do programa “Rede em Rede”, de formação dos coordenadores pedagógicos e diretores de unidade de Educação Infantil na SME-SP. Coordenou as equipes de formação de CEIs públicos do setor de assessoria da escola Vera Cruz e atuou como professora no curso de especialização em Gestão Pedagógica e formação em Educação Infantil do Instituto Superior de Educação Vera Cruz. Integra o quadro de professores do curso de pós-graduação do Instituto Singularidades, “Educação Infantil: investigações e fazeres com crianças de 0 a 3 anos”.
Atua como coordenadora pedagógica com a faixa etária de 1 a 4 da Educação Infantil no Colégio Oswald de Andrade, sendo responsável, junto à direção, pelo projeto pedagógico do nível, pela formação continuada da equipe pedagógica, pelo acompanhamento e a observação das práticas pedagógicas da Unidade Madalena e pelo atendimento a famílias. Atualmente está finalizando um trabalho como assessora do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP) na elaboração do novo referencial curricular da Educação Infantil Chapada Diamantina e territórios – BA, em conformidade com a BNCC.
É autora do livro John Dewey e a Educação Infantil: entre jardineiras e cientistas e coautora do livro organizado por Zilma Ramos de Oliveira, "O trabalho do professor na Educação Infantil" (Editora Biruta).
Informações ::
R$ 14,90 ||
Páginas: 40 ||
Formato: e-pub ||
ISBN: 978-65-5651-009-5 ||
Ano de publicação: 2020 [1ª edição] ||
Editora Biruta
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Cuidados na escola e na vida
Por Damaris Maranhão
"Cuidados na escola e na vida" retoma alguns debates presentes no cotidiano do professor de instituições de Educação Infantil, porém com o foco na situação atual: o que significa cuidar? Quais as diferenças e semelhanças existentes nos processos de educar e cuidar na Educação Infantil? Como os professores têm cuidado de seus alunos? Como continuar a cuidar durante a pandemia e quais poderiam ser as estratégias adequadas e possíveis? Quais os cuidados da unidade de Educação Infantil para o retorno às aulas presenciais?
Assim, o texto procurar abordar “a questão sobre o cuidar e sua relação com o educar na Educação Infantil, tanto da perspectiva da pedagogia como das ciências da saúde”, mas, especialmente, “apoiar os professores neste momento e no planejamento do retorno quando as autoridades sanitárias autorizarem a volta às aulas presenciais”.
Sobre a autora ::
Damaris Maranhão é doutora em Ciências da Saúde, mestre em Enfermagem Pediátrica, graduada em Enfermagem com habilitação em Saúde Pública pela Universidade Federal de São Paulo e especialista em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Professora titular do curso de graduação em Enfermagem da Universidade de Santo Amaro e do curso de Especialização em Gestão Pedagógica e Formação em Educação Infantil do Instituto Superior de Educação Vera Cruz. Consultora em saúde no contexto da Educação Infantil, saúde escolar e coletiva.
Informações ::
R$ 14,90 ||
Páginas: 40 ||
Formato: e-pub ||
ISBN: 978-65-5651-012-5 ||
Ano de publicação: 2020 [1ª edição] ||
Editora Biruta
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A interação dos bebês e das crianças com a literatura
Por Andréa Luize
Em “A interação dos bebês e das crianças com a literatura” a autora reitera a importância do contato das crianças com as distintas formas artísticas. A partir da reflexão sobre o papel da literatura no percurso de aprendizagens e do desenvolvimento infantil, amparada nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, que valida a relevância da literatura no dia a dia das crianças, a autora retoma conceitos e experiências sobre a interação de bebês e crianças pequenas com livros e a literatura.
Neste momento de pandemia, com o intuito de manter vivo o vínculo dos pequenos com seus professores e professoras e com um pouco do que eles estavam habituados a vivenciar no contexto escolar, propõe alguns caminhos que podem ser explorados na tentativa de que os bebês e crianças pequenas se mantenham próximos das histórias e dos livros.
Sobre a autora ::
Andréa Luize, pedagoga e mestre em Educação e Linguagem pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Desde 2015, é coordenadora pedagógica do Instituto Vera Cruz e docente do curso de Pedagogia e da pós em Educação e Desenvolvimento na Primeira Infância da mesma instituição. Atua em assessorias, consultorias e em projetos de formação continuada com focos na Educação Infantil, na alfabetização inicial e na didática do ensino da língua. Foi professora e coordenadora de práticas de linguagem da Educação Infantil ao ensino fundamental na Escola da Vila, onde também integrou o Centro de Formação, realizando cursos, oficinas e assessorias em redes públicas e instituições privadas em distintas localidades.
Informações ::
R$ 14,90 ||
Páginas: 42 ||
Formato: e-pub ||
ISBN: 978-65-5651-011-8 ||
Ano de publicação: 2020 [1ª edição] ||
Editora Biruta
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Tempos de planejar (re)encontros
Por Marisa Vasconcelos Ferreira e Thais Monteiro Ciardella
“Tempos de Planejar (re)encontros” aborda, especificamente, a importância do planejamento das escolas e suas equipes para o momento de retorno, ou, como dizem as autoras, o momento dessa nova e esperada transição entre casa e escola. São muitos os aspectos que merecem ser abordados em relação à gestão pedagógica para esse retorno, mas aqui se destacam os tempos e os espaços das escolas: “um replanejamento de tempos e espaços, bem como de procedimentos institucionais, que sigam as orientações das autoridades sanitárias, ajuda a (re)conhecer cuidados necessários na construção de um ambiente saudável”.
Assim, uma vez que o “planejamento de decisões de gestão pedagógica devam promover um retorno respeitoso, seguro e acolhedor”, as autoras apresentam diferentes estratégias que buscam dar visibilidade “para as concepções de Educação Infantil e para as aprendizagens que a unidade escolar busca assegurar para as crianças e também para adultos...”.
Sobre as autoras ::
Marisa Vasconcelos Ferreira é psicóloga, psicanalista, mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo e doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Trabalhou em creches e outras instituições de Educação Infantil como diretora, coordenadora pedagógica e psicóloga. Atualmente, além de atendimento em clínica particular, trabalha com formação de professores e gestores de Educação Infantil. É professora do curso de especialização em Educação Infantil do Instituto Superior de Educação Vera Cruz, coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Educação e Infância (NPEEI / Instituto Vera Cruz – São Paulo) e formadora / consultora do Instituto Avisa lá. Membro da diretoria da Associação Brasileira de Estudos sobre o Bebê (ABEBÊ), gestão 2015 −2018. Coautora dos livros “Interações: ser professor de bebês, cuidar, educar e brincar, uma única ação” (Editora Blucher, 2012) e “O trabalho do professor na Educação Infantil” (Editora Biruta, 2012). ////
Thais Monteiro Ciardella é mestre em Educação na área de Formação, Currículo e Práticas Pedagógicas pela FEUSP e atua como docente na graduação em Pedagogia e como pesquisadora no Núcleo de Pesquisa e Extensão em Educação e Infância (NPEEI / Instituto Vera Cruz – São Paulo).
Informações ::
R$ 14,90 ||
Páginas: 42 ||
Formato: e-pub ||
ISBN: 978-65-5651-010-1 ||
Ano de publicação: 2020 [1ª edição] ||
Editora Biruta
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Reflexões sobre a volta à escola em tempos de isolamento
Por Maria Paula Zurawski
“Reflexões sobre a volta à escola em tempos de isolamento” procura argumentar que mesmo com todas as incertezas e preocupações sobre o retorno presencial da Educação Infantil, ele é possível e seguro quando as decisões são planejadas de forma compartilhada entre escola e comunidade.
Para a autora, “a pandemia parece trazer, para além do medo e da dúvida, a oportunidade de inaugurar ou consolidar práticas democráticas de participação e de tomar, em nossas próprias mãos, a responsabilidade social sobre o bem-estar dos nossos bebês e crianças bem pequenas. A estrutura para que isso aconteça varia de cidade para cidade, de escola para escola. Em alguns contextos, a participação é uma prática que precisa ser inaugurada. Em outras já ocorre regularmente”.
Discutindo ideias e conceitos como os de construção comum de valores, responsabilidade, civismo e resiliência, afirma que quem pode tomar decisões sobre a volta na Educação Infantil é a própria Educação Infantil, a partir da “consolidação de uma comunidade forte e participativa, que se apoie quando é preciso discutir e tomar decisões”.
Sobre a autora ::
Maria Paula Zurawski é graduada em Teatro pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Tem doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da USP, e o teatro infantil e teatro para bebês foram os temas de sua pesquisa. Participa, desde 1994, do Grupo Furunfunfum de teatro para crianças. É professora dos cursos de Pedagogia e de pós-graduação em Educação Infantil do Instituto Superior de Educação Vera Cruz, em São Paulo, e formadora em projetos de capacitação em redes públicas e particulares. É coautora do livro "O trabalho do professor na Educação Infantil" (Editora Biruta).
Informações ::
R$ 14,90 ||
Páginas: 58 ||
Formato: e-pub ||
ISBN: 978-65-5651-013-2 ||
Ano de publicação: 2020 [1ª edição] ||
Editora Biruta
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Mediar a investigação infantil no isolamento social
Por Ana Lucia Bresciane e Priscila Monteiro
“Mediar a investigação infantil no isolamento social” procura analisar algumas das práticas realizadas por redes de ensino e profissionais da educação para assegurar que as experiências de investigação que as crianças pequenas têm vivido ao longo do período de distanciamento possam ser organizadas, ampliadas e compartilhadas. A partir da caracterização da experiência investigativa e da apresentação e análise de algumas propostas realizadas por professores e gestores de diferentes escolas e redes de ensino com seus alunos e participação das famílias, as autoras destacam a importância dessa abordagem, cujo propósito maior é a formação de identidades, uma vez que amplia as chances de desenvolver capacidades mais sofisticadas, construir bases para a autonomia intelectual e aumentar o potencial criativo das crianças.
Sobre as autoras ::
Ana Lúcia Bresciane é psicóloga e mestre em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atua na área da formação docente e assessoria pedagógica, com especialidade em Educação Infantil. É professora dos cursos de graduação de Pedagogia e de pós-graduação em Gestão Pedagógica e Formação em Educação Infantil no Instituto Superior de Educação Vera Cruz (ISEVC), em São Paulo, e assessora pedagógica do Espaço Ekoa. É formadora do Instituto Avisa Lá desde 2001. Foi coordenadora pedagógica no projeto Infâncias em Foco, parceria da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e da Comunidade Educativa CEDAC, para formação de diretores e coordenadores pedagógicos dos Centros de Educação Infantil parceiros do município. Atuou como professora e coordenadora pedagógica em escolas particulares de São Paulo e foi supervisora no ADI-Magistério, programa municipal de formação de professores de Educação Infantil de 2002 a 2005. ////
Priscila Monteiro é pedagoga e mestre em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Coordenadora da pós-graduação em Didática da Matemática do Instituto Vera Cruz e assessora de Matemática do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP). Atuou como consultora pedagógica da Fundação Victor Civita, revista Nova Escola. É autora do livro “Aprender com a criança, experiência e conhecimento”, publicado pela editora Autêntica. Coordenou o Proposta Curricular da Educação Infantil da Rede SESC e participou dos Referenciais Nacionais de Educação Infantil, MEC, na área de Matemática e da elaboração das “Orientações Curriculares: Expectativas de Aprendizagens e Orientações Didáticas para Educação Infantil”.
Informações ::
R$ 14,90 ||
Páginas: 48 ||
Formato: e-pub ||
ISBN: 978-65-5651-014-9 ||
Ano de publicação: 2020 [1ª edição] ||
Editora Biruta
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