Por que os vaga-lumes piscam?

Enciclopédia Biruta -

Por que os vaga-lumes piscam?

Será que é porque engoliram uma tocha?

Ou porque, quando voam ao redor do fogo, a parte de trás deles acende?

Nada disso! A luz desses pequenos insetos é chamada de bioluminescência. Os cientistas descobriram que é produzida a partir de uma reação química, chamada "oxidação biológica", em que a energia química acaba se transformamndo em energia luminosa.
O processo todo envolve quatro substâncias: oxigênio, combustível luciferina, enzima luciferase e ativador trifosfato de adenosina (ATP)
Na fase da larva, a bioluminescência serve para que os vaga-lumes se defendam dos predadores e atraiam outros insetos para comer. Já os adultos, usam para atrair o sexo oposto na época do acasalamento, como se fosse uma dança luminosa.
Infezlimente, os vaga-lumes estão ameaçados de extinção pela quantidade e a força da iluminação nas cidades. Mas como isso pode acontecer? A iluminação urbana anula sua bioluminescência, o que interfere no ciclo de reprodução deles.
Curiosidade Biruta. Há muitas espécies de besouros luminescentes no Brasil, mas são separados em três famílias: os vaga-lumes, os pirilampos e os bondinhos

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

Voltar ao topo