Fases da Lua

Fases da Lua

Alguém já se perguntou por que, às vezes, vemos a Lua cheia e redonda e, em outro dia, a enxergamos bem fininha? E por que às vezes nem a enxergamos? E o que acontece quando há eclipse?


A Lua, como é um satélite, não possui luz própria e o brilho que enxergamos, na verdade, é a luz do Sol refletida pela superfície lunar. E, assim como em “As Luas de Vindor”, de Caio Riter, em que cada princesa representa uma Lua, o ciclo lunar possui quatro fases: Lua Nova, Crescente, Lua Cheia e Minguante.

Essas fases acontecem devido à posição do Sol em relação à Lua ao longo do mês lunar, ou seja, como só é possível enxergar a mesma face da Lua aqui da Terra, dependendo do ponto onde a Lua está sendo iluminada pelo Sol, nós a enxergaremos de forma diferente. Esses períodos representam o tempo necessário para que a Lua complete a volta em torno da Terra que dura cerca de um mês.



🌓 Na Lua Nova, o Sol ilumina a face que não está voltada para a Terra e, portanto, não a vemos.

🌘 O Quarto Crescente ocorre quando a Lua está posicionada a 90° em relação ao Sol. Deste modo, podemos enxergar um quarto da Lua, parte esta que reflete a luz solar.

🌕 É na fase da Lua Cheia que conseguimos vê-la inteira. O Sol ilumina a parte da Lua que está voltada para a Terra. E quando acontecem as chamadas Superluas, em que temos a impressão de que ela está maior, é porque a sua órbita está mais próxima da Terra.

🌒 Finalmente, é na quarta fase que vemos o outro finalzinho da Lua. A luz do Sol é refletida em um quarto da Lua voltado para a Terra. Geralmente, ela também fica visível nos primeiros horários da manhã.

🌑 E o eclipse?! O eclipse acontece quando as órbitas do Sol, da Lua e da Terra se encontram. Quando a Lua fica entre o Sol e a Terra, temos o chamado Eclipse Solar e, dependendo do nosso ponto de vista, o Sol fica todo ou parcialmente coberto para nós. No entanto, quando estamos na Lua Cheia, e a Terra passa entre o Sol e a Lua, então temos o Eclipse Lunar.

Hoje, pela madrugada, aconteceu o primeiro eclipse solar do ano, mas não foi possível vê-lo aqui do Brasil. Porém, fiquem atentos! O próximo eclipse solar, em 14/10, poderá ser visto de algumas regiões do Brasil.


Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

Voltar ao topo