Esboços de "Um prego sem pé tem cabeça" na Rebentos
Semana passada, na Rebentos, newsletter infantojuvenil da revista Quatro cinco um, um papo com a Renata Bueno sobre as ilustrações do lançamento “Um prego sem pé tem cabeça”.
“Em Um prego sem pé tem cabeça: brincando com catacreses (Gaivota), meu e do Daniel Medina, as ilustrações são todas marcadas pela presença do lápis grafite que não só constrói as linhas, mas também preenche áreas com texturas diferentes. Usei cinzas bem escuros, feitos com traços rápidos mais retos, caminhos criados com o movimento circular do lápis, grelhas, tacos, manchas, pequenas pedrinhas, nuvens que formam uma trama entre o chão e o céu.
Me diverti muito enrolando um dragão em um sofá e depois o colocando como brinco em outra página do livro. Na hora de desenhar frutas, recorri à observação e usei novamente o lápis grafite, a fim de colocar no papel a casca bonita do abacaxi, a pele delicada do figo, cada uva no cacho... Me deram água na boca! Até desenhei uma boca, mas não coloquei a maçã no rosto."
"Para o pelo do bugio, fiz riscos em todas as direções. Na meia-calça da perna, abri um espaço na encruzilhada de linhas para o rosto chorar. E a cor? Essa não veio para preencher tudo, mas sim para dialogar com o lápis, com mais ou menos intensidade. O fundo também invadiu as formas, questionando seu papel e revelando imagens que brincam. Será que falam pelo cotovelo?”"