Ciclo formativo para pensar fora da caixa: a literatura em jogo
14/05, 19h: Minicurso Como desenvolver a leitura crítica com leitores de todas as idades?, a partir de Siribiscoito, de Marion Jamault

Mas há alguém que não está nada satisfeito com essa história e começa a agir para defender sua espécie.
O que o velho personagem caranguejola – e o leitor também – vai descobrir sobre o poder da desinformação?
11/06, 19h: Minicurso Como promover a sensibilidade leitora por meio do olhar de descoberta?, a partir de Saudade, de Alessandra Roscoe e Odilon Moraes.
Mas e se ela quiser chegar bem juntinho do mar? Como ir em busca de quem se é na verdade?
20/08, 19h: Minicurso Como explorar a intertextualidade através de projetos literários?, a partir de Alice viaja nas histórias, de Gianni Rodari e Anna Laura Cantone.
22/10, 19h: Minicurso Como ler com o corpo inteiro?, a partir de Esse livro não é (só) para ler sentado, de Yuri de Francco e Fernanda Peralta (no prelo).
O LIVRO é esse incrível objeto que nos convida (quase sempre) a sentar e viajar nas histórias. Você já deve ter feito isso inúmeras vezes, não é mesmo? Só que este livro aqui é diferente. Ele te convida a fazer um montão de coisas com ele, como MORDER, PULAR e PISCAR!
10/05, 07/06, 16/08 e 13/09 às 08:30: Clube de leitura para leitores-mediadores brincantes e planejamento colaborativo de como mediá-la, com Odisseia de Homero (segundo João Vítor), de Gustavo Piqueira.


O que é preciso saber antes de se inscrever no(s) minicurso(s) e/ou no clube de leitura?
A inscrição, o pagamento e acesso às aulas devem ser feitos direto na plataforma de cursos livres da professora Juliana Pádua: www.julianapadua.com.br/loja. Todas as dúvidas sobre a mecânica das ações serão dirimidas pelo e-mail contato@julianapadua.com.br
Para quem é endereçado este ciclo formativo?
A todos que se interessam em pensar sobre formação de leitores a partir de obras literárias potentes, com destaque para educadores, bibliotecários e contadores de história, estudantes universitários e pesquisadores.
É preciso ter lido o(s) livro(s) indicado(s) para fazer parte da formação?
Não!
Qual a dinâmica de cada encontro?
>> provocação inicial
>> contextualização teórica
>> leitura da obra em questão
>> exercício reflexivo
>> sistematização