Pode levar a maçã!

Enciclopédia Biruta -

Pode levar a maçã!

O Seu Retalho, do livro Pode Levar!, tem uma árvore lotada de maçãs. Ele até causa uma grande confusão ao querer dar para seus vizinhos uma cesta cheia delas. Esse senhor muito simpático deixou uma deliciosa receita de torta de maçã no final do livro! Mas vocês conhecem as propriedades dessa fruta? 🍎🍏

As maçãs são cultivadas em pequenas árvores que florescem na primavera e produzem o fruto no outono. Sua plantação não sobrevive em locais tropicais, pois necessita ficar horas sob baixas temperaturas. Alguns tipos de maçãs precisam permanecer mais de 700 horas a uma temperatura de 7,2°C! Seu cultivo se iniciou na Ásia Ocidental e depois na Europa, sendo uma grande fonte de alimento para os países dessas regiões de clima frio.

O fruto é um dos que consegue ser conservado por mais tempo, mantendo, assim, seus nutrientes. Dentre eles estão vitamina C, antioxidante, potássio, fibra, ferro e cálcio.

Não só conhecida pelos benefícios à saúde, a maçã está presente na mitologia e religião de diversas culturas, principalmente como “o fruto proibido”. No livro de Gênesis, ela foi a fruta que seduziu Adão e Eva. Curiosamente, a palavra maçã tem a mesma origem no latim que mal, desgraça (malum). Na mitologia grega, o pomo de ouro, ou maçã de ouro, é um elemento que aparece constantemente em suas histórias. Os heróis tinham como objetivo resgatar a maçã que estava perdida ou roubada pelo vilão.

Há, espalhadas no mundo, mais de 7.500 espécies da fruta. As variedades mais comuns no Brasil são a gala, golden e fuji. 

Com tanto tipo de maçã diferente, é bom ter um livro de receita recheado da fruta, não é mesmo? E você, tem uma receita preferida com maçã?

Pode levar! é um livro de Lorenz Pauli, com ilustrações de Miriam Zedelius


Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

Voltar ao topo