PNLD 2023 Literário – Editoras Biruta e Gaivota

Professores e professoras, conheçam nossos títulos aprovados para o programa PNLD 2023, objeto Literário voltado ao primeiro ciclo do Ensino Fundamental:

 

EDITORA GAIVOTA

FESTANÇA

  • Código da coleção no PNLD: 0619 P23 03 01 000 000
  • Categoria 1: 1º a 3º ano do Ensino Fundamental
  • Texto Edith Chacon, ilustrações Fran Junqueira
  • Número de páginas: 24
  • Sobre a obra: Festança é um livro que, além de fazer um jogo com as rimas, termina com uma pergunta e convida o leitor a dar continuidade à brincadeira. Na obra, um tamanduá oferece uma festa a seus amigos – todos insetos –, mas não se diverte nada, porque a convidada mais esperada, a formiga, não aparece: preferiu ir à outra festa, uma roda de samba muito animada.

    Para as crianças que estão iniciando seu processo de alfabetização, os textos com rimas proporcionam um exercício especialmente importante, tanto no que diz respeito à construção de significados a partir da associação de palavras, como pela musicalidade e pelo exercício de reconhecimento de palavras que se combinam a partir do mesmo som no texto.

    O texto é escrito em letra bastão (letra “de forma”), geralmente a primeira a ser reconhecida pelas crianças tanto nos processos finais de literacia emergente quanto nos iniciais de literacia intermediária. Isso realça as rimas, indicando para as crianças as regularidades fonéticas e alfabéticas de palavras cujos finais se pronunciam e escrevem da mesma forma.

    Outra qualidade de Festança, especialmente interessante para a faixa etária, é a apresentação dos nomes de diferentes animais, sobretudo de insetos, e de verbos que estão relacionados ao comportamento dos animais citados.

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O REINO DOS MAL-HUMORADOS

  • Código da coleção no PNLD: 0620 P23 03 02 000 000
  • Categoria 2: 4º e 5º ano do Ensino Fundamental
  • Texto Rosana Rios, ilustrações Catarina Bessell
  • Número de páginas: 56
  • Sobre a obra: O reino dos mal-humorados é, como o próprio nome diz, um lugar onde todos estão sempre de mal com a vida. Ninguém ri nem acha graça de nada. As pessoas reclamam sem parar e o tempo todo têm dores em todas as partes do corpo. A única pessoa em todo o reino que não se sente assim é a princesa Clara, que consegue ver o lado bom da vida.
    Um dia, chega à cidade um excêntrico viajante que deixa o Rei Maurício e a Rainha Carlota ainda mais mal-humorados. E, para completar, um fenômeno misterioso põe todos os habitantes do reino em polvorosa.

    Ao longo da leitura, é problematizada a ideia da “seriedade” excessiva, que
    torna as pessoas amargas, mal-humoradas e pouco interessadas nas outras num mundo cheio de preocupações, no qual o tempo parece escasso para prestar atenção nas coisas simples e boas da vida. O texto aponta para o risco da solidão, do ensimesmamento e de comportamentos antissociais presentes na contemporaneidade.

    Problematiza também as relações entre as pessoas. Outra abordagem importante é feita em relação ao papel da mulher: Clara é uma princesa de quem se espera um comportamento delicado, mas a personagem revela
    que não está interessada em atender às expectativas dos outros acerca de um papel que não necessariamente desejou para si.

    Um dos aspectos mais interessantes do livro está em sua relação com a arte: além de ilustrações altamente criativas, construídas de forma inusitada, misturando técnicas diferentes, a obra propõe uma reflexão sobre o papel do artista na sociedade, tanto a partir do texto escrito quanto do visual. A música do Menestrel é capaz de provocar sentimentos e emoções intensos, que muitas vezes as pessoas não querem sentir. E, por causa do poder de sua arte, o artista é preso e seu instrumento é confiscado, numa atitude extremamente autoritária.

    Por fim, em termos de estilo, o livro traz o recurso do distanciamento do narrador em relação ao texto, que ocorre em alguns momentos, quando interrompe a ação ficcional e se dirige diretamente ao leitor, fazendo-lhe perguntas ou convidando-o a uma reflexão sobre algum ponto importante da história.



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EDITORA BIRUTA

 

QUATRO GALINHAS EM ALTO-MAR

 

  • Código da coleção no PNLD: 0786 P23 03 01 000 000
  • Categoria 1: 1º a 3º ano do Ensino Fundamental
  • Texto Caio Riter, ilustrações Ana Matsusaki
  • Número de páginas: 36
  • Sobre a obra: Quatro galinhas recebem um convite de seu amigo, o Albatroz, para a sua festa de aniversário. Animadíssimas, elas começam a se preparar para ir à festa quando se lembram que a comemoração será em alto-mar. As galinhas quase desanimam, mas vão encontrando
    soluções para os vários problemas que surgem, ameaçando-as de não chegar a seu destino, até que finalmente, com muita perseverança, conseguem chegar à festa. O texto, inteligente e divertido, é todo escrito em rimas que contam a saga das quatro galinhas para comparecerem ao seu compromisso.

    Para as crianças que estão iniciando seu processo de alfabetização, os textos com rimas proporcionam um exercício especialmente importante, tanto no que diz respeito à construção de significados a partir da associação de palavras, como pela musicalidade e pelo exercício de reconhecimento de palavras que se combinam a partir do mesmo som, no texto.

    A qualidade literária de Quatro galinhas em alto-mar vai além das rimas surpreendentes e inusitadas: o texto é muito bem construído, com uma narrativa envolvente que explora o clássico recurso de que “quando tudo parece resolvido, surge um problema...”. Portanto, o texto tem uma característica de recursividade que lembra um jogo de percurso, no qual desafios são enfrentados e às vezes é preciso parar para descansar e pensar um pouquinho no que fazer para poder seguir em frente e chegar ao final.

    O texto também destaca as vozes dos personagens por meio das aspas, característica do chamado discurso direto, aquele em que as próprias personagens se expressam no texto narrativo – aspecto que também pode ser trabalhado com as crianças neste momento de sua escolaridade.

 

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O MÉTODO DE PEPE CHEVETTE

  • Código da coleção no PNLD: 0787 P23 03 02 000 000
  • Categoria 2: 4º e 5º ano do Ensino Fundamental
  • Texto Laura Erber, ilustrações Herbert Loureiro
  • Número de páginas: 68
  • Sobre a obra: O método de Pepe Chevette conta a história de Pedro Chevette, o Pepe. Quem a narra é um amigo ou uma amiga de Pepe, que o conhece bastante bem. No início do livro, não sabemos se o narrador é uma menina ou um menino. Os personagens são o próprio Pepe, no papel principal, o professor Monza, antigo professor da turma, e a nova professora da escola, a senhora Opala Fuks. Além deles, na história aparecem também os pais do Pepe e a avó dele, Elvira Chevette, que infelizmente já morreu. A ação se inicia quando as aulas recomeçam depois das férias. Pepe está muito triste pela morte da avó, de quem era bem próximo. Ele se apavora quando a nova professora pede à turma que escreva uma redação e parte à procura de um método pessoal que lhe permita dar conta da tarefa.

    O método de Pepe Chevette é uma história sobre crianças, contada por uma narradora criança. Pepe é um menino sensível e reflexivo, que está pensando intensamente sobre a vida num momento delicado, e quem nos mostra isso é sua amiga, que convive com Pepe e sua família há algum tempo. A menina gosta muito dele e observa as mudanças pelas quais Pepe vem passando com interesse e carinho.

    Apresentar às crianças obras que tratam do cotidiano, de experiências que vivenciamos e que podem marcar profundamente uma pessoa é uma das mais belas possibilidades da literatura, presente nos grandes clássicos, na literatura moderna e também aqui, em O método de Pepe Chevette. Pepe
    Chevette está triste, tentando entender e se recuperar da saudade que sente de sua avó, que morreu recentemente após enfrentar uma longa doença. Pepe provavelmente acompanhou essa doença e viu sua querida avó enfraquecer e morrer. Quando o ano letivo se inicia, Pepe está mudado e seus amigos percebem isso. Na escola tudo mudoutambém: agora as crianças têm uma nova professora, a senhora Opala Fuks, estranha
    e severa, bem diferente do antigo e simpático professor, o senhor Monza.

    Os/as professores/as, eventualmente reconhecem nos/nas alunos/as mudanças de comportamento que muitas vezes estão ligadas a experiências e acontecimentos vividos fora da escola.

    Assim, se o tema “principal” de Pepe Chevette é o seu método e como o personagem chegou até ele, há uma “história dentro da história” que nos fala de crescimento, de amadurecimento, de sentimentos e de como as crianças passam a perceber as coisas: há uma mudança externa e outra mudança interna.

    Todo/a professor/a sabe que o início do ano é uma época de expectativas e ansiedade para as crianças. Em O método de Pepe Chevette, algumas dessas ansiedades estão postas.



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