Jogo de tabuleiro, storyline, novos contos para a Sargento!

Jogo de tabuleiro, storyline, novos contos para a Sargento!

Sala de Aula é a seção do nosso site onde compartilhamos sugestões, atividades, dicas e etc., de como nossos livros podem ser trabalhados na escola ou em outros espaços. Essas sugestões são apenas um ponto de partida: afinal, o livro literário permite inúmeras interpretações, explorações e extrapolações, um sem-fim de maneiras de trabalhá-lo. Ah, quer compartilhar conosco alguma atividade que realizou com um de nossos livros? Vamos adorar saber! Nos envie um e-mail. :)

E é claro: sejam bem-vindos!

---------

Você conhece "As aventuras de Sargento Verde", de Helena Gomes, ilustrações de Ágatha Krétli? 

A primeira edição de "As aventuras de Sargento Verde" foi publicada em 2016. A obra é um conto que mescla, em uma única trama, elementos e referências de diferentes contos de encantamentos. Os dois heróis da trama foram retirados de dois contos diferentes: O Sargento Verde (versões de Sílvio Romero e Monteiro Lobato) e A Fonte das Três Comadres (versões de Theobaldo e Lobato), como conta a autora na apresentação do livro.

As ilustrações e o projeto gráfico, em dois tons de verde, contribuem para a construção da aura mágica e fantástica da narrativa. Finalista do Prêmio Jabuti na Categoria Adaptação em 2017, a obra foi selecionada para compor o Catálogo de Bolonha da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) em 2017 e recebeu, no mesmo ano, o selo Altamente Recomendável da FNLIJ.

 

Como estimular os alunos para essa leitura?

Acredita no poder das histórias e da imaginação? Já sentiu vontade de escrever histórias que ouvia quando era criança? A autora construiu a obra "As aventuras de Sargento Verde" recuperando várias histórias já contadas. São sete contos de encantamento da tradição oral retomados em uma única narrativa. Assim nasceu a obra: a história de Sargento Verde, que encontra a história do príncipe caçula, que precisa provar seu valor ao pai e a todo o reino.
A narrativa permite que o leitor entre no mundo mágico das fadas e viva as aventuras que os dois personagens precisarão enfrentar para continuar juntos. Fada e feiticeira vão duelar usando suas armas mais poderosas, os feitiços e a magia. Mas a verdadeira história, que explica tantos feitiços e maldades, é um mistério a se desvendar.

Algumas ideias de como trabalhar o livro...

O título é indicado para o leitor fluente. 
Funciona muito bem para alunos dos 6ºs e 7ºs anos.

1. Desenvolver com os alunos a storyline, ou seja, um resumo bem enxuto com os principais fatos da história;

2. Os variados perigos que Sargento Verde e o príncipe enfrentam podem inspirar jogos de tabuleiro, com dados e trilhas a serem percorridas. Divididos em grupos, os alunos podem criar os próprios jogos;

3. Criar uma única história utilizando elementos de outros contos de fadas é um exercício lúdico que permite aos alunos desenvolverem a noção de uma história completa, com começo, meio e fim. Ainda proporciona a oportunidade de trabalhar a estrutura de um texto narrativo, prestar atenção à coerência dos detalhes e do todo, fazer a seleção entre o que utilizar ou não, lidando com as consequências de suas escolhas, realizar a própria leitura de mundo e, principalmente, investir na criatividade tão necessária ao nosso dia a dia. A sugestão que os alunos criem uma história a partir de textos já conhecidos pode
ser interessante, pois toda a classe acompanhará os resultados com facilidade. Por exemplo: o que aconteceria se, no lugar dos sete anões, a Branca de Neve encontrasse na floresta o Lobo Mau? E se o príncipe da Cinderela tivesse que unir forças com o príncipe da Bela Adormecida numa batalha contra um terrível dragão? Enfim, há inúmeras possibilidades.

4. Trabalhar com contos menos conhecidos também pode se tornar uma atividade muito divertida. A mesma atividade de se criar uma nova história utilizando outras pode ser feita a partir das versões dos contos de fadas que serviram de inspiração para o livro "As aventuras de Sargento Verde".

 

Já trabalhou esse título na escola ou em outros espaços?
Compartilhe conosco, vamos adorar! :)


Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

Voltar ao topo